quinta-feira, 2 de março de 2017

Construir um mundo de paz, começa com a construção de um mundo de amigos


Costumo sempre dar boas vindas aos amigos, seja durante eventos marcantes seja pelo simples fato de encontrá-los ou reencontrá-los; sem esquecer que os amigos por si só são eventos que aconteceram ao longo de nossa vida e por isso são importantes. Somente os que conhecem o significado da fraternidade conseguem perceber a importância das pessoas. Muitas delas se transformam em amigos, outras serão colegas e muitas outras serão coadjuvantes em nossa história. Cada uma aparece em nossa trajetória para desempenhar um papel cujo roteiro se modela à medida que construímos nosso enredo. E por isso as pessoas são importantes: elas nos ajudam a enxergar o futuro e constroem conosco nossa história. Em cada momento vivemos uma função diferente, com alegrias e tristezas, otimismo e visão de futuro. Todos somos atores que vivemos papéis diferentes em cada situação, em cada cenário; daí, é preciso saber quem é quem em nosso teatro da vida. Mas para que servem os amigos ?
Ora, os verdadeiros amigos são a extensão de nossa família. Eles são aquela parte da grande família que não nasceu por ligações consanguíneas; são o resultado de nossas escolhas; são ligações que nos mantém próximos e que tem uma outra natureza. Não são mais do domínio da biologia, cujas leis sacramentaram a transferência de características pelas ligações do DNA. São resultantes de interações ocorridas nas funções superiores do nosso cérebro ou provém de manifestações cognitivas do ser humano. Essas, muito independentes e, portanto, livres para se manifestarem; não tem preferências, nem são submetidas aos caprichos humanos. Daí, a inexistência de cinismo, arrogância, preconceito ou qualquer outra anomalia da alma. Se ao menos pudéssemos contar com um número crescente dessas pessoas ... aí já vislumbraríamos uma luz ao final do túnel, e viríamos materializado o desejo dos que tem o bom senso como principal virtude: "A PAZ UNIVERSAL." (J Aguiar, 2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso seu comentário acrescente boas idéias ou um jeito novo de ver as coisas, seja bem vindo; afinal, ser otimista em meio a turbulências é o melhor caminho para encontrar a paz de espírito.